Jogos Goianos da Saúde Mental serão realizados no começo de dezembro

Primeira edição do evento vai reunir usuários, familiares e profissionais. Objetivo é promover a interação social e espaços de integração da rede de saúde mental

30 de novembro de 2018 às 15:29

Jogar e brincar são hábitos que, além de divertir, promovem a saúde mental dos envolvidos e possibilitam uma melhor socialização. Pensando em oferecer os benefícios que as atividades proporcionam, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), realiza a primeira edição dos ‘Jogos Goianos da Saúde Mental’. Evento será realizado neste sábado, 1º, na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), no campus Samambaia da UFG.

O evento está organizado em três eixos: esporte, arte e economia solidária. A participação nos jogos é aberta aos usuários, familiares e profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e cerca de 300 pessoas são esperadas para as atividades. O público inclui usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e outros municípios do Estado. O Centro de Convivência Cuca Fresca e as Associações de Trabalho e Produção Solidária de Saúde Mental (Gerartes) da SMS também participarão da ação.

Os jogos contemplam tanto o público adulto, quanto o infantil. As modalidades oferecidas são: Queimada-mista, dama, dominó, jogo da memória, tênis de mesa, basquete de rua, vôlei misto e torneio de golzinho. A programação também inclui música, dança, teatro, poesia, batalha de rap, exposição de arte e feira de economia solidária. A pontuação em cada atividade será feita pela participação, e não pela competição ou habilidades individuais.

‘A apresentação individual vai contar um ponto para a unidade representada e as apresentações coletivas dois pontos. A participação do serviço com exposição, troca ou venda de produtos na Feira de Economia Solidária também pontuará’, explica o profissional de Educação Física da SMS e um dos coordenadores dos Jogos, Marcos Alves. A unidade que acumular mais pontos será premiada com o troféu ‘Deusdet’ e todos os participantes ganharão medalhas. O nome do troféu é uma homenagem a Deusdet do Carmo Martins, a ativista dos direitos dos usuários da saúde mental em Goiânia.

O projeto

O evento promove espaços de integração e ressocialização. A ideia surgiu de uma necessidade encontrada pelos profissionais da saúde mental e alunos de estágio da FEFD nas unidades da rede. Segundo o professor do curso de Educação Física da UFG, Heitor Pasquim, a universidade valoriza essas ações de inclusão social. ”É necessária a articulação e mobilização da rede de atenção psicossocial. A universidade ajudou no desenvolvimento das atividades e ainda incluiu o projeto como ação de extensão universitária”, ressalta.

A 1ª edição dos Jogos Goianos de Saúde Mental tem o apoio da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG, do Fórum Goiano da Saúde Mental, Coletivo Desencuca e da Gerência Saúde Mental do Estado de Goiás.

Acesse aqui o perfil dos jogos no Facebook.

SERVIÇO
Jogos Goianos da Saúde Mental serão realizados neste sábado, 1°
Data: 1º de dezembro (sábado)
Horário: Das 8h às 17h
Local: Faculdade de Educação Física e Dança da UFG / Campus Samambaia
Endereço: Av. Esperança, s/n – Chácaras de Recreio Samambaia, Goiânia – GO

Tags: , , ,